segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hipertensao - tensao alta

A hipertensao - Tensao Alta pode não ser em si uma doença, mas representa um sinal de alarme ou uma sintoma de outra doença. Nalguns casos não apresenta gravidade e pode ser controlada apenas por meios de medidas dietéticas e de uma medicação adequada.

A Tensão Alta pode provocar sintomas como fraqueza ou exaustão, dificuldade em respirar, dores de cabeça, tonturas e sensação de desmaio.

Na Hipertensão Maligna podem surgir alterações visuais.

Algumas pessoas reagem emotivamente quando se lhe mede a pressão sanguínea, o que por vezes dá uma subida da tensão. Quando isso acontece deverá repetir-se a medição várias vezes, antes de se fazer um diagnóstico definitivo. Deverá este diagnóstico ser confirmado por um certo número de análises e exames médicos.

Existem várias causas para a Hipertensao - Tensao Alta tais como:

- A obesidade,
- Um estilo de vida incorrecto;
- Um excesso de consumo de álcool e açúcares, sal etc.;
- A diabetes;
- Problemas renais;
- Gravidez;
- A toma de certos medicamentos (pílula e corticoesteroides);


Não deve fumar nem abusar do café.

É vital fazer exercício físico, evitando o sedentarismo e melhorar as formas do seu corpo.

Eis um exercício de respiração de ioga para a hipertensão

Deite-se no chão de barriga para cima: Coloque uma das mãos no estomâgo e a outra no tórax. Inspire lentamente projectando o estômago para fora, e expire lentamente sentindo o estômago esvaziar. Tome muita atenção à mão que está sobre o tórax, não deve fazer movimentos com a mão nessa zona. Repita o procedimento durante vários minutos. Este exercício de respiração de Yoga ensina-lhe a respirar com o abdómen, essencial para relaxar e baixar a Tensao Alta.

Além destes conselhos poderá ter de fazer tratamento médico com medicamentos que podem ser diuréticos, betabloqueadores, vasodilatores, etc.

São estes os passos principais para ter uma hipertensão - tensão alta controlada.
Se estes conselhos não forem os suficientes queira deixar comentário.





Sem comentários: