sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tensao baixa - Hipotensao

A Tensao Baixa - Hipotensao é a tensão arterial baixa, quando a pressão sistólica é inferior a 10mmHg.

O coração lança o sangue nas artérias, que o distribuem por todo o corpo. Em consequência dessa força que o impele através das artérias, o sangue está sujeito a uma pressão e, por sua vez, tem de vencer a resistência que lhe oferecem as paredes dos vasos. A pressão é máxima quando o sangue é impelido durante a sístole cardíaca (pressão sistólica) e é mais baixa durante a díastole (pressão diastólica).

A hipotensão não é um sistema de falta de saúde. Às vezes até representa uma situação vantajosa. Algumas pessoas gozam de melhor saúde que as pessoas cuja tensão é normal.

Estudos indicam que as pessoas cuja tensão arterial tende a ser um pouco inferior à média têm possibilidades de viver mais tempo do que as outras.

SINTOMAS DA TENSÃO BAIXA

- Em alguns casos, a tensão baixa é acompanhada de perturbações como vertigens ou desmaios.

Em casos raros, a tensão baixa pode estar associada a doenças como a doença de Addison e ao hipofuncionamento da tiróide.


A doença de Addison dá origem a uma perda de sais e de água do organismo e a uma diminuição de líquidos no sangue. Os sintomas desta são: fraqueza muscular, escurecimento da pele, perda de peso, vómitos, diarreia e uma descida de tensão arterial.

As pessoas que tem estes sintomas devem ir imediatamente ao médico. Por vezes é necessário ingerirem maiores quantidades de sal do que o habitual.

Tenha cuidado com a saúde, meça regularmente a sua tensão arterial.

Se tiver dúvidas sobre a tensao baixa - hipotensao deixe por favor o seu comentário.

1 comentário:

Anónimo disse...

Minha esposa teve uma hipotensão. (92/57) foi o que mostrava o aparelho de medir tensão, quando a medi.
Sintomas que estava a apresentar era:
Torcia a boca para o lado esquerdo
Arregalava os olhos,
Contracçao das mãos,
E convulcionava.
gostaria de saber quais os procedimentos para os primeiros socorros?