segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Coracao

O coração é um órgão muscular que envia o sangue a todo o organismo. Situa-se na parte central do toráx, inclinado para o lado esquerdo e tem as dimensões dum punho. Está envolvido por uma membrana denominada o pericárdio.

O coração está dividido em duas partes principais separadas pelo septo, que é uma parede muscular. O lado direito recebe o sangue proveniente das veias e impele-o para os pulmões, onde o sangue elimina o anidrido carbónico e absorve o oxigénio. O lado esquerdo recebe o sangue dos pulmões e envia-o para o resto do organismo através da aorta.

Cada uma dessas partes principais do coração está dividida em dois compartimentos, uma aurícula, que recebe o sangue e um ventrículo muscular que o impele. Existem duas aurículas e dois ventrículos: A aurícula direita e a esquerda, o ventrículo direito e o esquerdo.

Os dois lados do coração funcionam em uníssono isto é contraindo e relaxando ao mesmo tempo. A contracção é designada por sístole e o relaxamento por diástole.

Existem também nesses compartimentos válvulas que se fecham após a passagem do sangue, a fim de evitar o seu refluxo. A válvula mitral separa a aurícula esquerda do ventrículo esquerdo, a válvula tricúspida regula a abertura existente entre a aurícula direita e o ventrículo direito. As saídas dos ventrículos também possuem válvulas. Assim, a válvula aórtica separa o ventrículo esquerdo da aorta e a válvula pulmonar regula a passagem entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar.

Quando a quantidade de sangue acumulada nas aurículas é suficiente para provocar uma pressão superior à dos ventrículos, as válvulas que separam os compartimentos abrem-se para permitir a passagem do sangue da aurícula para o ventrículo, fechando-se hermeticamente em seguida. As contracções do coração obrigam as válvulas de saída a abrir-se, impelindo o sangue para fora dos ventrículos. Imediatamente após a saída do sangue, as válvulas fecham-se.

A presença de uma lesão numa válvula pode permitir uma fuga de sangue, dando origem a um sopro cardíaco.

Em breve falaremos das doenças do coração e seus problemas.

Se tiver dúvidas sobre o coração, deixe o seu comentário.

Sem comentários: