segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

As doencas cardiacas

As Doenças Cardíacas manifestam-se por determinados sintomas característicos.

Hoje vamos falar de Enfarte do Miocárdio.

Não é preciso sofrer-se do coração para se "ir desta para melhor" com um enfarte do miocárdio. A doença que lhe dá origem caminha silenciosa, por entre os torresmos, bolas de Berlim, maços de cigarros, álcool e muito stress. São estes os maiores pecados que cometemos no nosso dia a dia.

Mas se pensam que ficar "como um passarinho" é morte santa, estão enganados, nem sempre é regra. Embora a morte seja rápida, ela chega vestida dum sofrimento atroz.

Nem todos os ataques cardíacos causam a morte. O enfarte do miocárdio que lhe dá a origem pode não ser muito extenso, permitindo que ainda fiquem zonas do coração incólumes, de forma a que este ainda continue a bater. Só que nada mais fica como antes.

O enfarte do miocárdio é a morte duma parte do músculo cardíaco, (o coração é um músculo especial (miocárdio) cuja função é servir de bomba que faz circular o sangue por todo o corpo), devida a uma obstrução das artérias que irrigam o próprio coração. Essas artérias, as coronárias, fornecem o sangue necessário ao miocárdio para que este possa cumprir a sua função.

De facto, embora o coração tenha por missão fazer circular o sangue através de todos os órgãos do corpo, tem, ele próprio, necessidade de ser irrigado. E muito bem. Se existir uma obstrução duma das coronárias, a zona do coração que esta irriga fica sem circulação e, como resultado, deixa de se contrair e o trabalho cardíaco é afectado. É a chamada zona de enfarte.

Quando se dá um enfarte, a falta de irrigação do miocárdio origina uma dor súbita, essa dor parece uma garra cravada no peito, sentida inicialmente por detrás do esterno, podendo irradiar por toda a área cardíaca, ombros, braços, dorso, pescoço, maxilar inferior e até o abdómen.
Esta dor pode ser sentida de diversas formas: peso, queimadura, pressão ou aperto no peito, provocando grande angústia e desconforto.

Mesmo em repouso, a dor mantêm-se no peito do doente durante meia hora e nalguns mais.

A nível pulmonar, a irrigação pode também ser prejudicada e o resultado será uma falta de ar, que varia desde ligeira até à asfixia. É também acompanhado de náuseas e vómitos, suores e sensações de extrema fraqueza, a que se pode associar à de morte iminente.

Os homens são mais afectados. O enfarte do miocárdio pode ter lugar em qualquer circunstância, mas é mais habitual ocorrer entre as 4 e as 10 da manhã. Julga-se que isso se deve às descargas de adrenalina que se verificam com mais intensidade durante a noite.

A obstrução das coronárias deve-se a depósitos de gorduras - o colesterol que se forma no seu interior, provenientes duma alimentação excessiva e rica em gorduras e hidratos de carbono. Esses depósitos endurecem as artérias, formando placas, as ateromas e originando a asterosclerose.
As placas de ateroma facilitam a formação de coágulos de sangue ou trombos que "tapam" as artérias por dentro, impedindo a passagem do sangue e dando lugar ao enfarte.

NÃO DEVE ESQUECER:

- Fazer uma alimentação sem gorduras e não abusar em hidratos de carbono;

- E fazer exercício físico todos os dias, por exemplo caminhar durante l hora.

Espero ter contribuído para o vosso esclarecimento sobre as doenças cardíacas, nomeadamente o Enfarte do miocárdio. Se tiverem dúvidas por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários: