quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Como prevenir a aterosclerose nos Homens

Como prevenir a aterosclerose nos Homens. Como todos nós sabemos as artérias são os vasos por onde corre o sangue que vai do coração para as diversas partes do corpo. Sem elas é impossível que o sangue irrigue os tecidos para lhes fornecer o oxigénio e outros nutrientes . Se elas estiverem obstruídas, essa função não é cumprida. Das doenças que originam obstrução arterial, a aterosclerose é a mais importante.

A aterosclerose é um endurecimento das artérias, que resulta do aparecimento de placas no seu interior, o que as torna muito estreitas.

Normalmente, relacionamos a aterosclerose com a velhice e de facto são as pessoas idosas que mais sofrem as suas consequências. Esta doença afecta tanto o Homem como a Mulher. Até aos 45 anos é mais frequente no Homem, mas a partir desta idade atinge ambos os sexos. A Mulher na menopausa tem a possibilidade de contrair esta doença.

Assim, os órgãos importantes para a vida como os rins, o cérebro e o próprio coração (através das artérias coronárias) e também as extremidades, membros inferiores, são altamente prejudicados e é por causa disso que sucedem acidentes muito graves, como os ataques cardíacos, os cerebrais e perdas de membros. Mas, de uma maneira geral, todos os vasos sanguíneos do organismo serão atingidos pela doença.

SINTOMAS:

- Se, por exemplo, a aterosclerose afectar as artérias dos membros inferiores, o doente tem cãibras e dores nas pernas quando caminha, as dores são intensas e frequentes quanto maior for a extensão da lesão e o grau da obstrução das artérias;

- A aterosclerose também é responsável pela angina de peito e pelo ataque cardíaco;

- A falta de memória, a desorientação, os tremores, que afectam os idosos têm por causa a aterosclerose;

- Se afectar as artérias do pescoço ou do cérebro, a aterosclerose pode causar o chamado acidente vascular cerebral ou o acidente isquímico transitório, consoante a obstrução for total ou parcial, ou pelo menos,de curta duração.

COMO PREVENIR A ATEROSCLEROSE NOS HOMENS:

- Não fumar;

- Cumprir uma dieta com menos gorduras saturadas;

- Combater a obesidade;

- Praticar exercício físico;

- Reduzir os factores de stress;

- Cumprir escrupulosamente o tratamento da hipertensão e da diabetes, caso existam.


FACTORES DE RISCO:

- Idade superior a 60 anos, stress, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e vida sedentária;

- Excesso de consumo de gorduras e de colesterol;

- Historial familiar de aterosclerose;

- Excesso de colesterol no sangue.

Por favor levem em conta o teor deste texto "Como prevenir a aterosclerose nos Homens", tenham em conta os factores de risco e cumpram as regras da prevenção.

Sem comentários: