terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como controlar a hipertensao com atividade fisica

Como controlar a hipertensão com actividade física? A hipertensão ou tensão arterial alta não apresenta sintomas vísiveis, mas se sentir cansaço, enjoos, falta de ar, dores de cabeça, marque uma consulta com o seu médico com a maior brevidade possível, para que ele lhe mande fazer certos exames médicos.

A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada.

Como controlar:

Praticando actividade física regularmente para manter ou reduzir o seu peso, uma alimentação saudável evitando o consumo de sal.

É muito importante que antes de começar qualquer actividade física deve consultar o seu médico.

As actividades físicas aconselhadas para a hipertensão são: corrida, marcha acelerada, ciclismo, natação e aeróbica.

Aeróbico significa com presença de oxigénio, pois a energia é obtida da oxidação da gordura - está directamente relacionada com a eficiência com que o corpo toma, distribui e utiliza o oxigénio. Se o fizermos de maneira correcta, o nosso coração baterá com força e lentamente, bombeando suficiente sangue por todo o corpo mesmo que se esteja a realizar um esforço físico.

Os exercícios aeróbicos ajudam a melhorar a saúde ao fortalecer o coração, ampliar a capacidade pulmonar, melhorar a circulação e reduzir o nível da pressão sanguínea.

Na prática destes exercícios as glândulas supra renais libertam adrenalina, que é uma hormona que faz com que o coração bata mais rápido e com maior vigor.

EXEMPLO DE EXERCÍCIO:

EXTENSÕES DE COSTAS

Deitamo-nos de barriga para baixo com a testa apoiada no chão, as pernas juntas e os braços estendidos por cima da cabeça. Mantemos os músculos abdominais tensos. Expiramos e levantamos a cabeça, erguendo os os ombros e os braços do chão. Se pudermos elevamos também os pés do chão. Os movimentos tem de ser leves. Não devemos forçar, levantar-nos uns centímetros do chão já está bem. Inspiramos e voltamos à posição inicial. Este exercício trabalha o músculo dorsal que desce pelas costas.


Espero ter contribuído para um bom esclarecimento de como controlar a hipertensão com actividade física. Por favor deixem o vosso comentário.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá, blogueiro(a)!
Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.com
Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde