quinta-feira, 24 de março de 2011

Como prevenir a hipertensao

Como prevenir a hipertensão?  A prevenção da hipertensão passa principalmente na adopção de um estilo de vida saudável.

Existem pessoas mais propensas ao aparecimento da hipertensão arterial do que outras, tais como:  Os idosos e os que têm defeitos genéticos.  Alguns factores não conseguimos modificar, só os que dizem respeito ao estilo de vida, como os diabéticos, os obesos, os que têm uma vida sedentária, uma alimentação rica em sal, calorias em excesso, os que ingerem poucos legumes, os que fumam, os que bebem bebidas alcoólicas.

Uma das formas de prevenir a hipertensão se  pertencer ao grupo  de que precisa de mudar o estilo de vida é através de uma alimentação saudável e equilibrada. Nela não devem faltar as vitaminas A,C e E (carne, peixe, ovos, queijo, cenouras, brócolos, laranjas, pimentos, agrião e frutos secos),  magnésio (nozes, soja, amêndoas),cálcio (lacticínios, sardinhas em conserva e hortaliças), potássio (banana e aipo) e fibras (cereais, fruta e vegetais).

Preste atenção à ingestão de sal, reduzindo-o na confecção dos alimentos e tempero dos pratos. Utilize ervas aromáticas como o tomilho, mangericão e orégãos. Não deve ultrapassar os 5g/dia de sal.

Promova o contraste de sabores entre o doce e o salgado, acompanhando pratos de carne com puré de maçã ou fruta fresca, como a laranja e o ananás.

O exercício físico deve fazer parte da sua rotina diária. andar a pé durante 30 minutos, andar de bicicleta, natação etc. para que mantenha o peso, ou diminui-lo se precisar.

Cuidado com o consumo do tabaco, com as bebidas alcoólicas e principalmente dormir 8 horas por noite.

A hipertensão afecta todo o organismo visto que é uma doença das artérias e estas distribuem-se por todo o corpo para transportarem o sangue aos diversos órgãos e sistemas, fornecendo nutrientes e oxigénio necessários ao seu funcionamento.

Espero ter esclarecido sobre Como prevenir a hipertensão. Por favor deixem o vosso comentário.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pelos conselhos. Voltarei mais vezes

Unknown disse...

Será sempre bemvindo.
Obrigado.