terça-feira, 12 de Abril de 2011

Dicas de Dieta para Reduzir o Colesterol Alto

Dicas de Dieta para Reduzir o Colesterol Alto. O que é o Colesterol? O Colesterol é um liquido gorduroso que circula no sangue que se apresenta em duas formas: o Colesterol (LDL) o "mau" que pode bloquear as artérias e contribuir para as doenças cardiovasculares e o Colesterol (HDL), o "bom" que elimina o "mau" das artérias.

Os Médicos recomendam que o nível do colesterol total não ultrapasse os 200mg/dl e o do LDL não seja inferior a 40mg/dl.

QUAIS AS CAUSAS: A alimentação rica em gorduras saturadas e ácidos gordos trans, o sedentarismo, factores genéticos, tabaco e a obesidade são factores de risco no que diz respeito a níveis elevados de colesterol "mau".

DICAS DE DIETA PARA REDUZIR O COLESTEROL ALTO: Fazer refeições à base de vegetais, alimentos ricos em fibras solúveis, sumo de laranja que é rico em flavonóides, melhoram os níveis de colesterol. Um dente de alho reduz o colesterol em 10%, cebolas, aveia, cenouras, feijão, sementes de linhaça, derivados de soja, tomate, abacate, melancia, alperce, frango, tofu, salmão, cavala, atum fresco, etc.

EMENTA

PEITO DE FRANGO À  MINHA MODA

1/2 chávena de alperces secos, 1 chávena de água a ferver, 1 colher de azeite, 4 peitos de frango, 1 cebola picada, 6 dentes de alhos picados, 2 talos de aipo em rodelas finas, 1 chávena de grão de bico, 1 lata de 500 grs de polpa de tomate, 2 colheres de chá de raspa de limão, 1/2 colher de chá de coentros em pó, 1/2 colher de chá de pimenta, 1/2 colher de chá de coentros frescos picados.

Demolhe os alperces em água a ferver durante 10 minutos. Escorra e reserve o líquido. Pique-os grosseiramente. Numa frigideira grande aqueça o azeite em lume esperto. Salteie o frango, durante 3 minutos de cada lado ou até ganhar cor. Transfira-os para um prato e reserve. Salteie a cebola e o alho na frigideira durante 7 minutos, junte o aipo e depois o tomate, os coentros em pó, a pimenta e a raspa de limão, a água a ferver e o líquido dos alperces e deixe apurar. Não se esqueça de mexer com frequência. No final junte os peitos do frango. Sirva decorado com os coentros frescos picados e os alperces. Bom apetite.


Não se esqueça que os níveis altos de colesterol podem endurecer e estreitar as artérias e causar o risco de vir a sofrer um enfarte ou AVC.


Espero que tenham gostado deste texto Dicas de Dieta para Reduzir o Colesterol Alto. Por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários: